6 de abr. de 2015

OURO PRETO - BOM DE VER E DE VIVER.



"O Barroco Mineiro nasceu mestiço como seus criadores, filtrando influências de várias partes de Portugal e do Brasil.  Muitas vezes seu esplendor se esconde no interior das pequenas igrejas de paredes de taipa, quadradas e brancas, revelando-se com impacto quando se abrem as portas. É o que acontece, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, ou na Capela do Padre Faria, em Vila Rica, e em várias outras construções da primeira metade do século XVIII".
(Saga: a grande História do Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1981, vol. 2-p.127)

SEMANA SANTA, EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA DESCANSAR OS OLHOS E ESPAIRECER A MENTE ASSISTINDO AS CELEBRAÇÕES E RITUAIS DA FÉ CRISTÃ NAS BELAS IGREJAS DA CIDADE DE OURO PRETO, SEGUINDO AS PROCISSÕES PELAS RUAS E LADEIRAS TORTUOSAS, ONDE ARTE E FÉ SE MESCLAM NUM RITUAL DE BELEZA E MISTICISMO.




O CORPO CANSADO DE CAMINHAR PELAS RUAS ÍNGREMES, COM CALÇADAS ESTREITAS, É RECOMPENSADO NAS PARADAS PARA APRECIAR O CENTRO HISTÓRICO, ONDE SE CONCENTRAM A MAIORIA DOS MONUMENTOS, IGREJAS, MUSEUS E O CASARIO ANTIGO QUE ORNA A CIDADE.

É IMPOSSÍVEL DESCREVER A VARIEDADE DE OBRAS DE ARTE, QUE SE CONHECE EM CADA IGREJA, MUSEU E ATÉ MESMO NAS RUAS ÍNGREMES DA CIDADE, PASSANDO POR FRANCISCO XAVIER DE BRITO, UM DOS PRIMEIROS MESTRES DO BARROCO MINEIRO, MESTRE ATAÍDE, ALEIJADINHO E TANTOS OUTROS QUE MARCARAM AQUELA ÉPOCA RICA DA CULTURA BRASILEIRA.



DIFÍCIL SUGERIR UMA OU OUTRA, COMO AS MELHORES OU MAIS BONITAS, EM DETRIMENTO DE TANTAS IGUALMENTE BELAS E IMPORTANTES NO ACERVO CULTURAL DE MINAS GERAIS E DO BRASIL. NÃO FOI A TOA QUE OURO PRETO FOI AGRACIADA PELA UNESCO, EM SETEMBRO DE 1980, COM O TÍTULO DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE.  

O CASARIO EM ESTILO COLONIAL É DE UM CHARME ENCANTADOR E SE ENCONTRA BASTANTE CONSERVADO, A DESPEITO DAS MUTILAÇÕES OCORRIDAS EM SUA ARQUITETURA BARROCA, DEVIDO AO CRESCIMENTO DESORDENADO, QUE ALTEROU A FACHADA DE PRÉDIOS TOMBADOS, COLOCANDO EM RISCO O TÍTULO DADO PELA UNESCO. EM TEMPO A ADOÇÃO DE RÍGIDOS PADRÕES DE RESTAURAÇÃO MANTEVE A INTEGRIDADE DESSE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL.

ASSIM, É RECOMENDÁVEL TENTAR CONHECER O MÁXIMO POSSÍVEL DAS OBRAS DA ANTIGA VILA RICA, FUNDADA EM 1711, E SE MOTIVAR PARA VOLTAR O QUANTO ANTES PARA VER AQUELAS QUE FICARAM ESQUECIDAS.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PILAR ATRAI PELA RIQUEZA DA DECORAÇÃO E DAS OBRAS DE ARTE EM SEU INTERIOR. UMA DAS MAIS RICAS E BELAS IGREJAS DO BRASIL, QUE, NO MEU ENTENDER, GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES, NÃO DEIXA NADA A DESEJAR PARA MUITAS IGREJAS DE ROMA E DO VATICANO EM TERMOS DE ARTE E CULTURA.



IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, ONDE PONTIFICAM AS OBRAS DO MESTRE ALEIJADINHO, ENTRE PINTURA E ESCULTURAS DE OUTROS MESTRES. SIMPLESMENTE FANTÁSTICAS, EMOCIONAM PELOS DETALHES E SUA SINGELEZA POÉTICA. 

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO DE OURO PRETO, EM ESTILO BARROCO/ROCOCÓ  DA ARTE COLONIAL MINEIRA, QUE IMPRESSIONA PELOS AFRESCOS E AS ESCULTURAS ELABORADAS PELOS MESTRES JOSE PEREIRA DOS SANTOS E MANUEL FRANCISCO LISBOA, PAI DO ALEIJADINHO.. 

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS, COM SUA FACHADA EM FORMA CIRCULAR, A SEMELHANÇA DAS IGREJAS DO NORTE DA EUROPA, ONDE SE ENCONTRA UMA IMAGEM DE SANTA HELENA, ATRIBUÍDA A ALEIJADINHO.

MUSEUS COMO O DA INCONFIDÊNCIA, LOCALIZADO NA PRAÇA TIRADENTES. LINDO MUSEU INSTALADO NA ANTIGA CASA DE CÂMARA E CADEIA DE VILA RICA. MUITO ORGANIZADO E COM OBRAS QUE NOS OFERECE UM PAINEL DA SOCIEDADE E CULTURA LOCAIS NO PERÍODO DO CICLO DO OURO E DOS DIAMANTES NOS SÉCULOS XVII E XVIII, QUE, TAMBÉM, INCLUI OBRAS DE MESTRE ATAÍDE E DE ALEIJADINHO.

O SENSACIONAL MUSEU DO ORATÓRIO, INSTALADO EM UM PRÉDIO SETECENTISTA PERTENCENTE À VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DO CARMO, REFORMADO PARA RECEBER O MUSEU. ALI NOS É APRESENTADA, DE FORMA ORDENADA E EM EXCELENTE ORDENAÇÃO HISTÓRICA, UMA MAGNÍFICA COLEÇÃO COM 162 ORATÓRIOS E 300 IMAGENS DO SÉCULO XVII ATÉ AO SÉCULO XX, QUE PROPICIAM AOS VISITANTES CONHECER DETALHES CURIOSOS DA ARQUITETURA, DA PINTURA, VESTUÁRIO E COSTUMES DA ÉPOCA. NO MUSEUS DO ORATÓRIO SÃO REALIZADAS APRESENTAÇÕES DE CONCERTOS MUSICAIS COM GRANDES MÚSICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, SEGUINDO UM CALENDÁRIO CONSTANTE.

OUTRAS ATRAÇÕES MUITO INTERESSANTES.

- CASA DOS CONTOS, ABERTA EM 1784, COMO “CASA DOS CONTRATOS”, QUE SE DESTINAVA AO RECOLHIMENTO DOS IMPOSTOS, TENDO, EM 1789, SERVIDO DE PRISÃO PARA OS INCONFIDENTES, E, POSTERIORMENTE, COMO “CASA DE FUNDIÇÃO E DA MOEDA”.

- MUSEU DO ALEIJADINHO (1730/1814). INSTALADO NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, ONDE SE CONCENTRAM DIVERSAS OBRAS DO MESTRE, E ABRANGE, AINDA, A IGREJA DE SÃO FRANCISCO E DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PERDÕES

- MINAS DE OURO E PASSEIO DE MARIA FUMAÇA ATÉ MARIANA.





FICAMOS HOSPEDADOS NO SOFISTICADO HOTEL SOLAR DO ROSÁRIO, INSTALADO EM UM CASARÃO DO SÉC. XVIII, NA CHARMOSA RUA GETÚLIO VARGAS, NO CENTRO HISTÓRICO. MAIS TARDE FALAREMOS SOBRE O EXCELENTE RESTAURANTE SENHORA DO ROSÁRIO E OUTROS POINTS GASTRONÔMICOS ONDE OS VISITANTES PODEM MEDITAR SOBRE A HISTÓRIA DO BARROCO MINEIRO E A SUA INSTIGANTE CULINÁRIA. CONSIDERANDO QUE CULINÁRIA TAMBÉM É CULTURA.

http://www.hotelsolardorosario.com/site/