24 de abr. de 2015

Jaimie's Italian - Restaurante Jaimie Oliver






Criticos gastronomicos brasileiros de renome internacional começam a avaliar o restaurante Jamie’s Italian, do festejado chefe inglês, Jaimie Oliver, recém inaugurado em São Paulo. A primeira casa dele na América do Sul.

Na avaliação de Josimar  Melo, especialista em gastronômia da Folha de São Paulo e que colabora com diversas publicações internacionais,  “a casa italiana do Jaimie (não  necessariamente dos italianos), aberta há um mês no Itaim Bibi, tem filas ininterruptas, telefone que nunca atende, espera na calçada, ao estilo casas de balada”, e que, a despeito do movimento intenso, funciona bem, o que prova o sucesso de marketing comercial do chefe que da nome a casa.

Josimar desconsidera o fato de que o restaurante não segue a culinária italiana legítima, o que não chega a ser um pecado, digamos assim, embora elogie algumas criações como os “nachos italianos”, que vem a ser raviólis de quatro queijos fritos com molho all’arrabbiata, e a “lula frita com sêmola”, servida  com delicada maionese de olho e pimenta dedo-de-moça.

De outro lado não é tão generoso, por exemplo,  com os “arancinis” (bolinhos de risoto de tomate e mozarela), empanados com farinha panko, servidos envoltos numa  casca amolecida, bem assim em relação as massas, confeccionada na casa, que o “incomodaram”, e o “penne carbonara”, que, segundo o crítico, deveria ter outro nome, já que adicionaram alho-poro e queijo em excesso) e melhor sabor.

Na sua avaliação, Josimar Melo, traça um perfil detalhado de outros pratos, como os de carnes variadas, peixes e de sobremesas, servidos na casa, utilizando seu estilo de comentários leves e agradáveis, concluindo por dar a nova casa um conceito REGULAR.

Vale a pena ler na íntegra o comentário do mestre Josimar.