Pela quarta edição seguida do levantamento anual
Brand Footprint, feito pela companhia Kantar Worldpanel e que aponta quais são
as marcas mais consumidas no mundo, a Coca-Cola ocupa o primeiro lugar do
ranking.
O estudo se baseia no número de casas em todo o
mundo que estão comprando determinadas marcas e na frequência que a compram;
essa métrica recebe o nome de "alcanlce do consumidor", já que aponta
em quantas casas a marca está presentel.
Com esses dados é possível descobrir gostos e
preferências locais, tendências de consumo, o comportamento dos consumidores e
como isso se manifesta. Assim, cada marca recebe uma pontuação para o alcance
do consumidor, que é medido em milhões.
Para elaborar esta edição do ranking, os dados
foram coletados entre o dia 12 de outubro de 2017 e 11 de outubro de 2015. No
total, foram analisadas 300 bilhões de decisões de compras de cerca de 74% da
população mundial; também inclui 15 mil marcas em 44 países.
A Kantar Worldpane – ex-TNS Worldpanel - é uma empresa
internacional, criada nos anos 40, especializada em pesquisa de mercado e
percepções dos consumidores, com base em painéis de monitoramento de mercado e
análises avançadas de medidas do que as pessoas compram , o que consomem e as
atitudes que levam a esses comportamentos.
Confira, abaixo, quais são as marcas do ranking:
Classificação
|
Marca
|
Fabricante
|
Alcance
|
1
|
Coca-Cola
|
Coca-Cola Company
|
6,284
|
2
|
Colgate
|
Colgate-Palmolive
|
4,251
|
3
|
Lifebuoy
|
Unilever
|
2,585
|
4
|
Maggi
|
Nestlé
|
2,412
|
5
|
Lay's
|
PepsiCo
|
2,164
|
6
|
Pepsi
|
Pepsio
|
2,164
|
7
|
Nescafé
|
Nestlé
|
2,047
|
8
|
Indomie
|
Indofood
|
1,898
|
9
|
Knorr
|
Unilever
|
1,859
|
10
|
Dove
|
Unilever
|
1,674
|
11
|
Sunsilk
|
Unilever
|
1,584
|
12
|
Lux
|
Unilever
|
1,529
|
13
|
Downy
|
P&G
|
1,432
|
14
|
Sunlight
|
Unilever
|
1,417
|
15
|
Nestlé
|
Nestlé
|
1,386
|
16
|
Tide
|
P&G
|
1,259
|
17
|
Palmolive
|
Colgate-Palmolive
|
1,232
|
18
|
Pantene
|
P&G
|
1,198
|
19
|
Pepsodent
|
Unilever
|
1,074
|
20
|
Sprite
|
Coca-Cola Company
|
1,050
|
Fonte: © Kevin Lamarque/Reuters InfoMoney