20 de abr. de 2016

Panelas de Cobre - Tradição e Eficiência

A ingestão de cobre é essencial ao organismo em pequenas doses, sua ingestão melhora a biodisponibilidade do ferro e a síntese de hemoglobina. Em excesso, todavia, devido a sua baixa estabilidade química, reage facilmente com componentes da atmosfera, podendo causar perigo à saúde.

Esse elemento químico possui a capacidade de adquirir calor de forma instantânea e uniforme, mantendo a temperatura dos alimentos em seu interior, permitindo o controle de preparações culinárias, além de realçar os aspectos sensoriais do preparo; facilitando as etapas da técnica de cocção como saltear e reduzir um molho.
© Copyright 2015 Corbis Corporation
Para evitar os efeitos nocivos do cobre diretamente nos alimentos, as  panelas de cobre devem ser revestidas de titânio, antiaderente, teflon, estanho ou aço inoxidável, pois esses elementos eliminam a possibilidade de reatividade.  Por isso as panelas de cobre ofertadas a venda hoje mantém as propriedades de absorção do calor típicas desse elemento (ponto de fusão mais alto que o do fogo ao ar livre e excelente condutividade térmica), de uma forma mais saudável e bem mais durável.

A vantagem na utilização de panelas e frigideiras de cobre está, sobretudo, na sua inegável eficiência em relação a outros tipos de panelas de metal, levando-se em consideração, principalmente, a sua capacidade de aquecimento rápido, considerando que o cobre possui cerca de 10 vezes mais condutividade de calor do que o aço inoxidável, por exemplo, além do que o cobre propicia que o calor do fogão seja distribuído uniformemente a partir do fundo da panela e seus lados, cozinhando com equilíbrio os alimentos.

Quanto mais espessa for a panela de cobre, melhor. O cobre mais grosso tende a distribuir o calor de forma mais uniforme, evitando que o alimento resseque ou queime.A maioria das panelas de cobre são importadas da França, sendo Normandia considerada o berço das panelas de cobre. 

Produzidas naquela região há mais de 800 anos a técnica de fabricação é repassada por gerações de artesãos, que tornaram essas panelas as favoritas de  renomados chefs, devido a excelência da sua qualidade. Outros países exportadores são o Canadá, Inglaterra e Alemanha.
© Copyright 2010 CorbisCorporation
O custo provavelmente ainda é o fator principal quando se pensa em comprar panelas de cobre, já que elas são consideravelmente mais caras do que as panelas comuns encontradas em sua cozinha.As panelas de cobre exigem certos cuidados, pois é fácil torrar qualquer ingrediente que você está cozinhando. 

Assim, mantenha o fogo baixo até você se acostumar a cozinhar com uma panela de cobre. Além disso, deve-se evitar cocção de alimentos aquosos e ácidos, pois contribuem para a migração do metal ao alimento. A técnica de fritura e a reutilização de óleo, também não é recomendada, bem como o armazenamento de alimentos por tempo prolongado.Os modelos modernos de panelas de cobre não são apenas utensílios que dão um toque de classe na decoração de qualquer cozinha. 
Elas possuem um alto grau de funcionalidade, que as diferencia das panelas de outros materiais, como o ferro ou o alumínio ou o aço inoxidável, não sendo por outra razão que famosos cozinheiros as adotaram no dia-a-dia das suas cozinhas requintadas e, alguns, até as mantém como elementos de decoração.

A escolha acertada do tipo de panela que será utilizada na cozinha faz toda a diferença no sabor e na qualidade do prato elaborado. Para cada tipo de preparo deve-se utilizar a panela adequada, porém cuidado com as panelas de ferro rústicas pois podem oxidar a feijoada, por exemplo;  as de fundo fino interferem no risoto e queimam o fundo;  macarrão em caçarola apertada perde o ponto e fica gosmento; sem óleo as wok enferrujam. Portanto atenção quando for cozinhar.
panelacobre6


Inegavelmente as panelas de cobre fornecem beleza a sua cozinha, esses utensílios podem ser exibidos em suportes suspensos ou em cima do fogão ou sobre uma bancada, pois brilham bastante. Porém, panelas de cobre podem estragar facilmente se não forem limpas corretamente. Manchas de alimentos queimados em frigideiras podem ser mais difíceis de limpar e precisam de mais cuidado e esforço.

Alguns truques de limpeza para cobre que podem ser feitos com itens de sua despensa para devolver aquele brilho de volta a sua panela.
© Copyright 2015 Corbis Corporation
 Como Limpar uma Panela de Cobre

Limão e sal

Corte um limão ao meio e cubra o lado do corte de uma metade do limão com sal.Segure o pedaço de limão com firmeza e use-o para esfregar áreas queimadas e manchadas de sua frigideira de cobre. Continue aplicando sal à metade do limão e esfregando na frigideira até a mancha sair.

Enxágue a panela com água quente e seque-a.

Sal, vinagre e pasta de farinha 

Dissolva uma colher de sopa de sal em um copo de vinagre branco.Adicione a farinha de trigo e mexa até formar uma pasta.

Aplique a pasta na área queimada e manchada da panela com um pano para limpeza e esfregue. Deixe a pasta assentar na panela por 15 minutos a uma hora.

Lave a pasta da panela com água quente e seque bem.

Limão e bicarbonato de sódio

Esprema dois limões para fazer um suco.

Misture o bicarbonato de sódio no suco de limão até formar uma pasta.

Molhe um pano de limpeza úmido na pasta e aplique na panela manchada. Deixe descansar por uma hora. Esfregue a frigideira com um pano úmido até ficar limpa.

Enxágue a panela com água quente e seque.

Para limpar alimentos queimados na frigideira, ferva uma solução de oito copos de água,dois copos de vinagre branco e duas colheres de sopa de sal até os restos de comida saírem facilmente.