6 de out. de 2016

Paellagate - Chef inglês Jamie Oliver provoca escândalo ao colocar chorizo na paella


Jamie Oliver, famoso chef inglês, elaborou um versão própria da tradicional paella espanhola, causando verdadeiro escândalo entre os aficcionados do prato espanhol, no que já ficou conhecido como “paellagate”. Alguns tradicionalistas espanhóis o chamam de “terrorista”, intimando-o a retirar o chorizo do prato:"Não negociamos com terrorista", afirmam eles.

“A “paella” do chef Jamie Oliver reúne uma Espanha dividida... contra ele”, afirma o tradicional jornal britânJico The Guardian.
No Twitter. O chef inglês, que está no Canadá, postou foto da sua polêmica versão da “paella”, afirmando que “não há nada melhor na cozinha espanhola do que a paella. Minha versão combina cozas de frango suculentes e chorizo”. “É minha versão e a defendo. Está muito boa!” Concluiu.
A paella espanhola, segundo definição da Real Academia da Língua Espanhola, “é um prato de arroz seco com carne, peixe, mariscos e legumes, etc... característico da região valenciana, na Espanha”.  O problema, pelo visto, está no etc..., o que levou o chef britânico a adicionar o chorizo à receita.
A foto do prato divulgada por Oliver mostra uma “paella” irreconhecível, inclusive elaborada em uma panela funda, o que é inconcebível para os tradicionalistas espanhóis, pois constitui uma grave transgressão aos costumes culinários locais.


Em um país como a Espanha, sem governo depois de duas eleições, e com tantas versões da paella quanto famílias e regiões, a ousadia de Oliver uniu mouros e cristãos.


A “afronta” provocou reações na Espanha, levando alguns a afirmar: “minha versão do “fish and ships” leva pato e berinjela”, referindo-se ao tradicional prato da culinária inglesa peixe com fritas. 


Muito criticada em todo o mundo há até pouco tempo, a gastronomia inglesa vive um momento de grande evidência, que se traduziu na proliferação de programas de TV, livros de receitas e amplos espaços em jornais, mas, a despeito disso, os comentários mordazes proliferam: “a cozinha inglesa não gera tanto conteúdo, e é preciso recorrer com freqüência às de outros países, uma aposta arriscada que pode ficar limitada pelos estereótipos – de que toda cozinha mexicana leva frijoles, a indiana curry, e a espanhola chorizo, por exemplo – e pela escassez de alguns produtos – é mais difícil encontrar mariscos frescos em Manchester que em Lima ou Barcelona”.
Chamam para consulta (culinária) o embaixador britânico

O embaixador britânico na Espanha, cozinheiros, a esposa espanhola de um político britânico, a BBC, o Times e outros meios de comunicação nacionais acabaram se envolvendo na polêmica originada pela receita do chef Jamie Oliver.
"El comidista", o suplemento gastronômico do jornal "El País", recuperou um vídeo de alguns meses atrás, quando "chamou para consultas" o embaixador britânico na Espanha, Simon Manley, pelos "atentados" contra a comida espanhola no Reino Unido, citando o sanduíche de paella ou os "waffles" de chorizo.

Manley se defendeu de bom-humor e atribuiu as heresias "ao espírito de inovação que nós britânicos temos".

Os colegas espanhóis de Oliver também saíram em sua defesa, como José Andrés, o cozinheiro espanhol mais popular dos Estados Unidos, cujos restaurantes em Washington têm os Obama como clientes: "Espanhóis! Já sei que esta foto não parece uma paella. Mas é um 'arroz espanhol'... vamos deixar Jamie em paz!", pediu.


Fonte AFP/G1.